A sapucaí da moda

Um acontecimento super importante no universo fashion é a realização das semanas de moda internacionais. Organizadas duas vezes por ano, as semanas são um momento épico para designers, jornalistas, compradores de moda, celebridades e fashionistas.

Mas, você sabe como elas começaram e como funcionam?
Embora existam muitas semanas de moda ao redor do mundo, quatro são consideradas mais clássicas: Paris, Milão, Londres e Nova York. Essas quatro cidades convidam designers para desfilar duas vezes por ano, e sempre na mesma ordem: Nova York abre a mostra e Paris fecha no final do mês.

Em janeiro e fevereiro, os designers exibem suas coleções de outono/inverno, enquanto em setembro e outubro apresentam suas coleções de primavera/verão. Os desfiles estão sempre uma estação à frente. Mas tradicionalmente as peças só ficam disponíveis para compra seis meses depois de aparecerem na passarela. 

Nos últimos anos, esse ritmo foi revolucionado pelo movimento see-now, buy-now, prática adotada por casas de moda como Burberry e Tommy Hilfiger, cujas coleções estão disponíveis para compra logo após o desfile, online ou nas lojas. Esse movimento também surgiu em resposta aos varejistas fast fashion, que copiam designs das passarelas e levam peças parecidas para as araras de lojas de departamento mais rápido do que as grandes marcas. 

O início de tudo
Em 1850 nasceu a indústria da costura em Paris e os principais estilistas começaram a fazer pequenos desfiles em seus ateliês para os clientes mais valiosos. O designer Charles Frederick Worth, que era britânico mas morava em Paris na época, é considerado o pai da alta costura. Charles foi o primeiro costureiro a impor sua visão de moda sendo também pioneiro em criar uma etiqueta com seu nome e a dizer para seu público riquíssimo o que eles deveriam ou não usar.

Além de criar designs únicos para clientes importantes, o designer chocou seu público apresentando suas roupas em mulheres reais - antes as peças eram apresentadas em manequins. Esse tipo de desfile continuou ao longo do século XX, e ainda ganhou elementos de encenação e música. O estilo de Charles foi tão respeitado que acabou sendo foi adotado por outros designers e rapidamente moldou a forma como os consumidores percebiam design de alta qualidade.

De 1900 a 1930
Em 1903, o conceito parisiense de mostrar aos clientes as últimas coleções chegou a uma loja de Nova York chamada “Ehrich Brothers”, que realizou o que se acredita ser o primeiro desfile de moda da América. Em 1910, muitas outras lojas de departamento começaram a organizar seus próprios desfiles, muitos encenados nos restaurantes da loja durante o almoço ou a hora do chá, se inspirando na ideia dos desfiles feitos nos salões de alta costura de Paris. Na década de 1920, esse modelo de desfile já tinha sido copiado por varejistas de todo o país. Os eventos geralmente eram mais teatrais que os de hoje e eram acompanhados de um tipo de narrador que comentava sobre as peças. Devia ser engraçado…

De 1930 a 1950
Até a década de 1940, designers, editores e compradores americanos ficavam de olho na França para se inspirar, já que lá eram feitos desfiles semestrais. Até Elsa Schiaparelli, a melhor estilista italiana do período pré-guerra, só ficou famosa depois de estabelecer sua alta costura em Paris. 

Mas, quando a Segunda Guerra Mundial impediu que a elite da indústria viajasse para Paris, a publicitária americana Eleanor Lambert lançou em 1943 a primeira Press Week, futura New York Fashion Week, para mostrar designers americanos.

Logo depois, foi lançado o primeiro Calendário de Moda, compilando todos os eventos da semana em um guia abrangente. Isso reuniu indústrias de moda e de beleza, incluindo compradores, fabricantes, designers e editores em torno de um único itinerário. 

Logo após o fim da guerra, em 1945, os desfiles de alta costura passaram a ser realizados regularmente em Paris. Era exigido que as casas de alta costura apresentassem à imprensa uma coleção de pelo menos 35 peças, com roupas diurnas e noturnas.

De 1960 a 1980
A importância da Semana de Moda começou a crescer nos Estados Unidos, assim como a importância do design de moda. Os americanos continuaram a revolucionar a indústria quando formaram o Council of Fashion Designers of America em 1962, que elevou a moda ao patamar da arte e cultura americanas, o que apoiou o crescimento do setor na economia mundial. 

Revistas como Vogue, que até então só mostravam desenhos das roupas criadas pelos designers, começaram a substituir essas ilustrações por retratos de modelos exibindo os estilos mais recentes. Ainda na década de 60, os desfiles de moda cresceram não apenas em popularidade, mas também em tamanho. Os designers continuaram exibindo suas coleções duas vezes por ano em setembro e fevereiro e o evento começou a ser conhecido como New York Fashion Week. 

A Paris Fashion Week que conhecemos hoje foi organizada pela Federação Francesa de Costura  pela primeira vez em 1973 e realizada originalmente no Palácio de Versalhes. 

Enquanto isso, na Itália, o aristocrata italiano Giovanni Battista Giorgini, inspirado pelo sucesso dos desfiles de Nova York, organizou vários shows de moda em Florença. Emilio Pucci e Missoni estão entre os primeiros a ganhar credibilidade com esse tipo de evento. O incrível sucesso dessa ideia causou um problema de trânsito tão grande na cidade que, incapaz de lidar com o fluxo de pessoas vindas de todo o mundo, o show foi transferido para Milão onde, em 1975, a primeira Settimana Della Moda aconteceu.

A história da London Fashion Week é um pouco mais simples do as demais: de 1984 até hoje, os eventos são organizados pelo British Fashion Council, um grupo comercial sem fins lucrativos com o objetivo de promover o design britânico no Reino Unido e no exterior. 

Fato interessante: na década de 80 as modelos se tornaram tão importantes quanto as roupas e o termo supermodel começou a circular com figuras como Naomi Campbell, Carla Bruni e Linda Evangelista. Desde então, a modelo mais famosa sempre fecha o desfile.

Babado quente: em 1993, Naomi Campbell desfilou topless na passarela do London Fashion Week, chamando a atenção pro evento de Londres que não conseguia, até aquele momento, obter o mesmo sucesso das outras cidades da moda.

Desfile na Sala Bianca del Palazzo Pitti de Florença em 1955.

Resumo da ópera
As semanas de moda são realizadas em diversas cidades do mundo e são uma sequência sem fim de desfiles e festas. Existem outros eventos ao longo do ano (Alta Costura, Swim Week, etc.), mas quando as pessoas se referem à Fashion Week, é do evento bianual que estão falando.

Em todas as semanas de moda, há designers que ultrapassam os limites de um desfile, criando um evento com uma teatralidade imprevisível, mostrando o conceito por trás das coleções e abrindo a porta para a genialidade dos seus criadores. Isso quer dizer que alguns mostram versões exageradas ou mais dramáticas do que vai estar de fato nas lojas. Por isso, além de servirem para mostrar as coleções novas, os desfiles funcionam como a  expressão artística do designer. A ideia é causar o maior impacto possível, enquanto apresentam as suas criações. Realmente, é um espetáculo! 

Mila Petryartistas10 Comments