A história dos Festivais de Design de Estamparia

 


Os Festivais de Estamparia são eventos online com uma série de três aulas ao vivo e gratuitas, onde apresentamos o universo do design de estamparia. Abordamos todo o processo de criação de estampas, desde fontes de pesquisa e inspiração, passando por técnicas de criação manual e digital, até chegar ao produto final e às oportunidades que o mercado oferece.

Mas isso provavelmente você já sabe. O que talvez você ainda não saiba é...

como surgiram os festivais de estamparia

Os Festivais nasceram do desejo de compartilhar conhecimentos ricos do design de estamparia, mostrando um pouco desse universo que amamos. Proporcionando uma experiência transformadora tanto para iniciantes que desejam descobrir o mundo da estamparia, quanto para profissionais que já atuam na área e buscam novos conhecimentos e habilidades. Quem já participou sabe o quanto esses encontros são especiais.

A estreia foi em maio de 2020 e até a 9º edição cada Festival tinha um tema específico, com conteúdos exclusivos, criados especialmente para o evento, sempre com muito carinho e cuidado.

A primeira edição foi sobre pintura digital. Na segunda edição, falamos sobre aquarela. Daí pra frente não paramos mais! A cada edição apresentamos novos conteúdos, como mix de técnicas, coleções, estilos, estampas de verão, moda & decoração e muito mais.

E então chegamos ao 10º Festival e pensamos que essa edição precisava ser especial! Para isso fomos rever todos os Festivais, olhamos pra trás e... uau! Foi emocionante! 

Quanto conteúdo rico, quanta troca, quanto aprendizado, quanta descoberta! Porque ao criar com todo cuidado e carinho o conteúdo de cada Festival, nós aqui do lado de dentro também aprendemos e enriquecemos nossos conhecimentos. Pois mais - muito mais! - que apenas compartilhar conteúdos, os Festivais são momentos de muita troca e aprendizado pra gente também!

Chegamos à feliz conclusão de que os ricos aprendizados dos festivais, mesclados a conteúdos importantes do nosso curso online, apresentam de forma muito especial e inspiradora o universo do design de estamparia e suas infinitas possibilidades. 

E então, do 10º Festival em diante, decidimos trazer uma coletânea dos melhores momentos e das técnicas mais amadas, uma síntese dos aprendizados mais preciosos dessa linda jornada. Reunimos o que temos de melhor para apresentar o mundo de possibilidades no universo do design de estamparia.

Agora que você já sabe o quanto os Festivais são especiais e a bagagem que carregam, que tal conhecer de pertinho o tema de cada um?

 
 

pintura digital

Quem se lembra do 1º Festival de estamparia? O tema desse evento, que fez nascer a série de festivais, foi pintura digital: técnica de criar imagens figurativas ou abstratas digitalmente. Podendo ser no computador, celular ou tablet, usando softwares próprios para isso, a pintura digital é um dos ótimos recursos para a criação de estampas. 

 
 

mix de técnicas

Uma mistureba pra lá de gostosa! Um processo criativo interativo com um mix de técnicas manuais e digitais foi o tema do nosso 3º Festival. Abordamos um mundo de possibilidades para a criação de estampas!

 
 

estampas de verão

Solto, alegre, cheio de bossa, o verão traz um charme tropical à criação de estampas! E por isso foi o personagem principal do nosso 5º Festival de Design de Estamparia. Além da coloração fresca, exploramos criações simples e despretensiosas, que podem nascer nas férias.

 
 

técnicas & estilos

O 7º Festival trouxe um tema pra lá de quente pra quem ama arte e design: técnicas & estilos. Durante três dias de aulas, mergulhamos no vasto universo de possibilidades para a criação de estampas, explorando uma diversidade de técnicas e entendendo a importância de encontrar seu estilo.

 
 

moda & decor

O 9º Festival de Estamparia falou sobre um tema que tem tudo a ver com este momento em que os mundos da moda e da decoração estão cada vez mais próximos. Durante três dias, nós mergulhamos num mar de possibilidades abordando todas as etapas do processo de criação para os mercados de moda, decoração ou papelaria.

 
 
 

aquarela

Essa técnica que nós amamos de paixão foi o tema do 2º Festival de design de estamparia. Fizemos uma deliciosa imersão mostrando técnicas de aquarelas e exploramos todas as etapas do design de estamparia, criando uma estampa autoral, totalmente do zero. Quem também ama ver a tinta fluindo?

 
 

efeito de bordado

Atendendo a pedidos, o 4º Festival teve um tema fofo e lindo: estampas com efeito de bordado! Usando esta técnica é possível reproduzir padrões clássicos ou fazer releituras, criando estampas modernas e descoladas.

 
 

estampas & coleções

Criar uma estampa é uma delícia. Mas criar uma família é melhor ainda! Seja para compor um look descolado ou o mix de produtos numa coleção, brincar com mistura de cores, formas e padrões, ver nascer estampas que conversam entre si é uma das maravilhas do design de estamparia. E por isso este foi o tema escolhido para o 6º Festival - mostramos não só como criar estampas, mas como criar conjuntos, combinados e coleções de estampas.

 

mix de técnicas

Técnicas Mistas foi o tema do 8º Festival. Nele mostramos diversas formas de criação manual: aquarela, canetinhas, lápis de cor, giz pastel. Também ensinamos como misturar diferentes técnicas para chegar a resultados incríveis e como transformar criações em belas estampas e coleções. Além disso, falamos das oportunidades que o mercado de design de estamparia oferece nesse momento.

 
 
Mila Petryfestivais4 Comments