Que essa fantasia seja eterna!

Os hinos de carnaval - sambas, marchinhas, frevos e músicas de axé - já ecoam por todo o Brasil. Nessa época animada, a gente exprime emoções, cria e libera fantasias e extravasa sentimentos de felicidade. O carnaval revela alegria, ritmo e sonhos!

Esse também é o momento em que o talento e a criatividade de muitos profissionais são apresentados em grande estilo. E você sabia que, muito antes das restrições da pandemia, lá no início dos anos 2000, o carnaval ganhou uma versão na web? Pois é, a paixão pelo desfile das escolas de samba fez um grupo de amigos promover uma versão diferente dessa festa, eles criaram o carnaval virtual.

A ideia nasceu no falecido Orkut e tinha o objetivo de criar desfiles de escolas de samba na tela do computador com desenhos e sambas enredo feitos por eles mesmos. Era uma maneira de colocar em prática algumas ideias e projetos que às vezes eram negados ou mesmo inacessíveis nos barracões da vida real.

O carnaval de carne e osso traz uma imensa diversidade de espetáculos visuais, traduzindo narrativas e histórias em enredos, fantasias e mil alegorias. Isso acontece nas escolas de samba, nos blocos e também existe no carnaval virtual. Só que a versão eletrônica oferece uma forma mais didática de vermos isso. 

Nele o público pode visualizar de forma gráfica os desenhos, como croquis, que detalham todas as alas: a comissão de frente, as baianas, a bateria, a velha guarda, o mestre-sala e a porta-bandeira. Nenhum detalhe escapa aos olhos do público. Para quem trabalha com design, é uma verdadeira festa!

Aos poucos, o carnaval virtual vem se transformando num de celeiro de talentos do evento do mundo real. Para se ter uma ideia, em 2020 escolas de samba consagradas do Rio de Janeiro, como São Clemente, Grande Rio, Viradouro, Império da Tijuca e Tradição levaram à Sapucaí criações feitas por profissionais que vieram do carnaval virtual. Isso sem contar os artistas que colaboram nos barracões de escolas de todos os grupos. 

A ferramenta eletrônica abre espaços para designers, intérpretes, compositores e enredistas. O virtual permite a esses profissionais montar e mostrar seus portfólios. Novos tempos!

As criações feitas pelos carnavalescos virtuais podem ser uma imensa fonte de inspiração para designers de estamparia. Não só para olhar e estudar os croquis lindos de fantasias, mas também porque envolve a etapa mais conceitual do processo criativo das escolas de samba: pegar um enredo e traduzir em um espetáculo visual, criando fantasias e alegorias únicas. O mesmo processo pode ocorrer na estamparia, onde a inspiração pode vir de uma música ou uma história e se transformar em cor, linha, elemento, estampa e coleção de estampas. 

Por isso, como agora em fevereiro ainda não é possível ir pra rua sambar, uma boa pedida é conferir o brilho dos desfiles das escolas de samba virtuais. Com elas dá pra requebrar em casa com segurança e ainda ter boas ideias de criação!  

Toda forma de arte pode inspirar. Ainda mais o carnaval que, com a sua mistura de samba, suor, cerveja e ritmo irresistível faz o coração bater mais forte. ;) 

 
Mila Petryartistas2 Comments