Antoni Gaudí: o arquiteto que trouxe o céu para a Terra

Considerado um dos melhores arquitetos de todos os tempos, Antoni Gaudí chamava atenção pelos detalhes de suas obras inspiradas na natureza. Com criações multicoloridas, esculturas e edifícios mirabolantes, esse mestre surrealista eternizou obras que já fazem parte do patrimônio cultural da humanidade. Suas criações fantásticas transbordam cor, liberdade e genialidade.

Onde tudo começou

Nascido em 1852 na região da Catalunha, Espanha, Gaudí teve reumatismo durante a infância e passou muito do seu tempo sozinho. Sua saúde precária permitiu que ele passasse a maior parte do tempo estudando. Seus pais fizeram grandes sacrifícios para que ele pudesse estudar arquitetura na Universidade de Barcelona, onde ele se formou em 1978. Em uma cidade obcecada por construção, não foi difícil conseguir trabalho como arquiteto e ele logo conseguiu uma rede de mecenas ricos e religiosos que possibilitaram as suas criações.

Uma explosão estilística convulsionava Barcelona no fim do século 19. Na época, a Espanha era um lugar triste e em ruínas, onde o catolicismo foi violentamente imposto em uma sociedade empobrecida deixada para trás pela Revolução Industrial. Barcelona se diferenciava do resto do país, sendo vista como referência cultural, se assemelhando mais a Paris do que a Madrid.

Gaudí era um gênio do modernismo - não como entendemos agora a palavra, mas uma estética muito diferente, uma versão catalã distinta do estilo floreado do art nouveau na virada do século. Salvador Dalí, orgulhosamente catalão, afirmava que Gaudí era sua verdadeira inspiração e adorava o seu estilo modernista "aterrorizante e comestível".

Na época, a Espanha era um lugar triste e em ruínas, onde o catolicismo foi violentamente imposto em uma sociedade empobrecida deixada para trás pela Revolução Industrial. Barcelona se diferenciava do resto do país, sendo vista como referência cultural como Paris do que com Madrid. Salvador Dalí, orgulhosamente catalão, afirmava que Gaudí era sua verdadeira inspiração e adorava o seu estilo modernista "aterrorizante e comestível".

Gaudí decorou Barcelona usando uma imaginação gráfica e caprichosa. Alguns dizem que seu trabalho é uma busca constante pela estética e harmonia. O artista foi influenciado por estilos neogóticos, art nouveau e modernismo catalão. Mas ele ia muito além das referências, o estilo arquitetônico de Gaudí estava à frente de seu tempo, envolvendo designs sofisticados que impressionam até mesmo para os padrões de hoje. Algumas de suas construções ainda estavam inacabadas quando, em 7 de junho de 1926, o artista foi atropelado por um bonde a caminho da igreja. Ele morreu três dias depois.

O seu estilo

O estilo único de Gaudí inspirou gerações de arquitetos e designers. Algumas características definem seu trabalho:

Cores e texturas vivas
Gaudí projetou edifícios vibrantes e multicoloridos usando mosaicos cerâmicos e vitrais. Ele também misturou materiais como ferro forjado e arenito de maneiras surpreendentes.

Desenhos naturais e orgânicos
A natureza inspirou Antoni Gaudí desde pequeno. Muitos de seus edifícios apresentam biomimética, um estilo de design que imita formas e padrões encontrados no mundo natural. Ele desenvolveu uma tecnologia de construção para estruturas hiperbolóides que se curvam à medida que se estendem para cima, imitando árvores e cavernas.

Imagens religiosas
Gaudí refletiu um grande orgulho na tradição católica romana através de seus edifícios, muitos deles decorados com imagens bíblicas. Ele via sua reverência pelo mundo natural como uma extensão da sua fé. A imensa espiritualidade fé, criatividade e genialidade de Gaudí inspiraram seus contemporâneos a chamá-lo de “arquiteto de Deus”.
E você sabia? Além de arquiteto, Gaudí também foi um grande artesão. Em colaboração com artistas de sua época, ele projetou todos os elementos arquitetônicos que fariam parte dos espaços das suas obras: maçanetas e grades em ferro forjado, móveis, cerâmicas, esculturas, mosaicos e vitrais. Ele pensava em tudo!

Grandes obras

Os edifícios projetados por Gaudí mudaram a trajetória da arquitetura e da arte. Conheça alguns:

Casa Vincens
Esta é a primeira obra-prima de Antoni Gaudí e semeou as sementes de obras posteriores. Construída entre 1883 e 1885 como casa de veraneio da família Vicens, nela o artista já mostrou o seu talento inigualável. Assim como outras obras do arquiteto, a casa foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 2005.

Casa Batlló 
Uma das obras-primas mais visitadas de Gaudí, a casa que ele restaurou há um século para a família Batlló é, sem dúvida, um conto de fadas. Ela se encontra em algum lugar entre a mitologia, o futurismo e a arqueologia. Da rua você pode ver lindos designs de mosaico por toda a fachada, além de uma pintura arquitetônica impressionista. O interior é feito inteiramente de fragmentos de cerâmica azul de uma cascata que desce pelo poço de luz.

Parque Güell
Este é outro lugar encantado desenhado por Gaudí: o jardim das fadas, o Palácio Güell e a cripta da Colônia Güell são capazes de nos levar a um mergulho em outro mundo. E mais do que isso, a salamandra gigante na entrada e a varanda multicolorida são igualmente icônicas e fazem qualquer amante das obras de arte em mosaico se apaixonar à primeira vista.

Basílica da Sagrada Família 
Esta catedral decorada com incontáveis detalhes, continua sendo uma de suas obras mais impressionantes, embora não esteja concluída até hoje - mais de 120 anos após o início de sua construção. Gaudí começou a trabalhar no projeto em 1882. Quando o arquiteto morreu em 1926, a catedral tinha apenas um quarto da obra concluída. Ele foi enterrado na cripta debaixo da igreja. 

Casa Milà
Também conhecida como La Pedrera, este edifício de Barcelona foi a última obra residencial de Gaudí no início do século XX. Uma viúva rica e seu novo marido encomendaram o edifício em 1906, Gaudí o terminou em 1912. A casa inclui varandas de ferro forjado e uma fachada de pedra que flui em ondas infinitas ao redor do edifício. A cobertura possui seis clarabóias e 28 chaminés feitas de tijolos. É um espetáculo para os olhos!

Todas as obras de Gaudí são cartões-postais e parada obrigatória para quem visita a Espanha, ama arte e inspiração (como a gente)!

O legado de Gaudí

Gaudí fascinou e inspirou gerações de arquitetos, designers e até engenheiros. Hoje, seu trabalho atrai seguidores globais com alguns dos designs mais distintos de todos os tempos. O estilo de artista inspirou criações também no Brasil. Um belo exemplo é The Maze, ponto turístico carioca que já funcionou como hostel, clube de jazz e restaurante. O local foi criado em 1981 pelo artista Bob Nadkarni que costuma dizer que o The Maze nunca vai ficar 100% completo. Cada cantinho é um novo espaço para explorar, cada parede em branco será preenchida. Após um período fechado, em janeiro de 2022 o espaço recebeu autorização para em breve poder receber o público para visitas guiadas. Com certeza é uma boa pedida! 

Gostou de conhecer mais sobre o genial Antoni Gaudí? Esse artista incrível não apenas projetou lugares para morar e orar, mas também influenciou o mundo da arte com um todo. As obras de Gaudí dão aos que estão na Terra um vislumbre da majestade do céu.

Mila Petryartistas2 Comments