Mulheres na ilustração

O poder da iniciativa: você que adora artes visuais já conhece o Women Who Draw?

É um site bacanérrimo que hospeda criações de ilustradoras, artistas e cartunistas profissionais femininas do mundo todo. O Women Who Draw (@thewomenwhodraw) começou de uma forma inusitada: no banheiro! A criadora Julia Rothman estava sentada folheando as edições anteriores de uma revista quando percebeu que a maioria – na verdade todas – de suas capas tinham sido ilustradas por homens.

Ela ligou para uma amiga e, ao invés de reclamar, as duas decidiram agir. Juntas criaram em 2017 o Women Who Draw para destacar ilustrações de mulheres, priorizando mulheres pretas, LBTQIA+ e outros grupos menos visíveis e impossibilitar que qualquer publicação, diretor de arte ou editor dissesse novamente: “Eu contrataria mais se eu soubesse onde encontrá-las”.

De lá pra cá o Women Who Draw se tornou um ótimo lugar para se descobrir ilustradoras talentosas de todo o planeta. Atualmente, o site apresenta mais de 2.700 artistas profissionais, ferramentas para ajudar os usuários a selecionar seus próprios grupos de artistas, entrevistas com profissionais do setor, colaborações mensais de membros e uma página de recursos para artistas e pessoas que as contratam.

Participantes do Women Who Draw já foram descobertas e contratadas por publicações como The New York Times, TED e The Globe. Mais do que um site, o Women Who Draw se tornou uma comunidade de apoio e ação profissional e política. Demais!

Mila PetryartistasComentário