Moda & Música: um match perfeito

Quando falamos em moda, a mente sem demora nos leva para passarelas, vitrines, cores e formas, elementos óbvios relacionados ao assunto. Mas você já parou pra pensar que coisas simples do nosso cotidiano podem servir de referências para o designer de estampas? 

Uma ilustração, paleta ou estampa não nascem do nada, são resultados de estudos, inspirações e vivências de quem as cria, e a música é parte importante disso tudo, afinal, ela é marca registrada das saudades e fases da vida que guardamos no peito, concorda? Então, quando criamos uma estampa, criamos também memórias para quem usa.

É desse jeitinho que a moda anda de mãos dadas com a música, inspirando gerações desde que o mundo é mundo.  Escuta só:

Nos anos 70, se a musicalidade era algo essencial na vida do cantor, compositor e ator David Bowie, sua auto-expressão através de figurinos exuberantes não ficava para trás. É impossível falar em Bowie sem lembrar de suas roupas andróginas e futuristas - inimagináveis mesmo para uma época em que a liberdade sexual bombava e as pessoas lidas como “alternativas” em atitudes e vestimentas estavam por todas as partes. Seu estilo também influenciou capas de revistas como a Vogue e estilistas renomados como Jean Paul Gaultier. 

Madonna é outro ícone que teve sua carreira musical atravessada pela moda. Quantas mulheres vislumbraram nela e em seus looks ousados o desejo de botar pra fora todo o poder feminino escondido embaixo de uma calça jeans? Uma mulher que usou sua visibilidade para, através da música e da moda, se posicionar politicamente em uma sociedade extremamente machista e misógina, se tornando símbolo da liberdade sexual e da luta pelo direito das mulheres. Não é só sobre moda ou apenas sobre música, entende? É sobre empoderar, mexer com o que temos de mais íntimo, brincar com o lúdico e com a maneira que queremos ser e estar em sociedade. 

E como falar sobre esse tema sem trazer Freddy Mercury pra conversa? Roupas justas, regatinhas e certamente o maior fã de peças em couro e spandex, Mercury chegava chegando com seu bigode bem feito, atitude e voz inconfundível. A curiosidade é que o artista desenhava as próprias peças, traduzindo sua música no jeito (único) de se vestir. Ainda hoje, seu estilo é referência nas vitrines de grandes marcas. Como ele mesmo disse certo dia: não é um show que você está vendo, é um desfile de moda. Alguém duvida? 

A moda influencia a música, que por sua vez influencia a moda e essa fórmula vem dando certo até os dias atuais. 

Quem acompanhou o desfile de moda masculina da Louis Vuitton no início deste ano, em Paris, pôde testemunhar a cantora espanhola Rosalia como protagonista.

Vestindo um anoraque branco imenso e acolchoado, regata e calça no mesmo tecido e cor, a artista cantou seus sucessos e de outros compositores (inclusive funk brasileiro!) em cima de um carro amarelo. Esse desfile é um exemplo perfeito de vários elementos como moda, música e cenografia brilhando juntinhos! 

A moda é cíclica e é muito interessante observar ao longo das décadas como artistas renomados influenciam os novos nomes da música, e como elementos “vintage” se incorporam perfeitamente às novas tendências da indústria da moda. 

Nada é exatamente novo e ao mesmo tempo é tudo tão atual! E é essa mistura que traz graça pra essa história que tá longe de ter um fim. Por aqui, seguimos de olho nos próximos passos desse match mais que perfeito: música e moda.




Fontes

thisisdig.com/feature/most-inspiring-music-fashionistas/

https://www.thetimes.co.uk/article/the-real-freddie-mercury-why-the-queen-biopic-only-tells-part-of-the-story-5ql37vgll

https://www.vogue.co.uk/article/style-icon-freddie-mercury

https://www.rollingstone.com/music/music-news/how-david-bowies-fashion-transformations-changed-the-world-53287/

https://www.theguardian.com/fashion/2016/jan/11/he-had-an-instinct-for-elegance-david-bowies-fashion-legacy

https://www.bbc.com/culture/article/20170907-david-bowie-fashion-and-the-art-of-reinvention

https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2023/01/20/rosalia-inclui-funk-carioca-em-trilha-sonora-de-desfile-da-louis-vuitton-em-paris.ghtml

Mila PetryartistasComentário