Moda & Home Decor: o mercado de estamparia não tem limites

 
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O 9º Festival de Estamparia traz um tema que tem movimentado e inspirado designers de todo o mundo: Moda & Decor! Durante três dias, vamos mergulhar no vasto universo de criações que servem tanto para vestir pessoas, quanto ambientes. 

Com várias semanas de moda por ano, diversos eventos com tapete vermelho e collabs feitas mundo afora, o universo do design de estamparia para moda esbanja criatividade. Mas por que parar aí? Como se não tivessem trabalho suficiente, muitos criativos expandem também as suas marcas para linhas de decoração.

Ao ampliar as superfícies estampadas por uma marca, a vontade do cliente de fazer parte daquele conceito também é ampliada. Mais do que vender produtos, muitas empresas usam lojas-modelo como reforço da sua identidade. E verdade seja dita: esse movimento todo favorece bastante o mercado de criação de estampas. 

Confira abaixo algumas marcas que trabalham muito bem com os dois universos, vestindo clientes e suas casas com muito estilo.

Gucci x Armani, o kitsch e o clásico

Nessa onda de morar bem e viver melhor, marcas de luxo entraram com tudo no universo de home decor. A Armani, um dos impérios da moda italiana, além das variações para vestir públicos diferentes, possui também a Armani Casa - com móveis e artigos de decoração clássicos que seguem o conceito da marca. Todas as criações têm linhas simples e proporções perfeitas, material de primeira, acabamento refinado e tecidos elegantes, compondo uma atmosfera sofisticada.

Por outro lado, como nem todos os públicos são clássicos, a Gucci Décor redefine o conceito de decoração luxuosa com cores vibrantes e design exuberante - bem dentro da sua identidade. Os objetos são perfeitos para deixar ambientes mais divertidos sem perder a elegância. A linha conta com louças, porta-jóias, velas estampadas e tecidos nobres com o holograma da marca. O estilo kitsch nunca foi tão elegante.

 

Marcas descoladas seguem a mesma tendência 

A SouQ é uma marca brasileira que já nasceu mesclando criações de roupas e de decoração em total sintonia. Em busca de achados de decoração, objetos e roupas que contam histórias, a marca veste clientes e ambientes com a mesma estética, estilo e leveza. Inspiradas no mercado árabe, as lojas físicas trazem uma enorme variedade de produtos que despertam o olhar do comprador. 

Já a americana Anthropologie tem a missão de surpreender com descobertas inesperadas e distintas tanto para o vestuário quanto para a casa. A marca adquire e confecciona todos os produtos com cuidado, garantindo que qualquer tesouro encontrado nas lojas seja único. A loja oferece roupas e acessórios femininos, móveis e objetos de decoração para casa, beleza e presentes. A ideia da Anthropologie é atender ao estilo de vida de cinco tipos de clientes, que chamam carinhosamente de musas: suave e delicada, boho chic, fácil legal, elegante clássica e desportiva moderna.

Aqui no Brasil, uma versão alternativa e muito interessante da combinação de moda com decoração é oferecida pela designer Äline Besouro. Com estamparia em silk screen artesanal em objetos de decoração e em roupas, a designer desenvolve sua prática há anos como printmaker, figurinista, artista visual, professora e pesquisadora em várias regiões do Brasil. Seus projetos de design vêm do seu interesse em narrar essas histórias e oferecer intuição, conforto e sonho. Cada peça é elaborada pela Äline e produzida por uma pequena equipe no ateliê da artista.

 

Designers de estampas em ação 

Criativos do universo da estamparia também estão nessa onda de atender aos mercados da moda e da decoração. Um exemplo super bacana que reuniu designers da área foi um projeto da Bobinex Uau! lançado neste ano de 2021. A marca convidou um grupo de designers para criar estampas para diversos objetos de decoração. Não houve um briefing direcionando a criação, cada um pôde fazer trabalhos bem autorais.

O designer João Incerti, que é um artista divertido e alto astral, fez criações simples, intensas, despretensiosas e marcantes. Para sua linha de produtos, os acontecimentos do cotidiano foram transformados em frases e ilustrações para deixar a casa menos séria.

Já o Tiago Lombardi é um profissional que sempre trabalhou com estamparia para moda, incluindo marcas como Richards, Farm e Cantão. A observação de plantas e estruturas no dia a dia foram algumas das principais referências usadas pelo Tiago pra sua coleção de home decor para a Bobinex Uau!

E a Mila entrou nessa dança. Dentro desse projeto, a nossa designer criou a coleção Namata, fazendo uma combinação de arte e design - que ela simplesmente adora. A inspiração para as estampas dessa coleção veio de uma tela pintada em acrílica pela Mila que passou por um longo processo de criação. Para a montagem da coleção, a tela foi escaneada e desmembrada em diversas estampas. Alguns produtos tem todos os elementos, outros só alguns detalhes. 

Cada vez mais, as pessoas querem que as suas casas sejam tão estilosas quanto seu armário (ou vice-versa). Por isso, o momento é perfeito para os designers de estamparia, profissionais ou iniciantes, buscarem se aprimorar cada vez mais. O mar está pra peixe!