Anna Koskova

103105935_288285215691227_5454952613571560009_n.jpg

A ilustradora e bordadeira russa Anna Koskova se inspira no cosmos, na beleza da natureza e nas alegrias simples da vida para as suas criações.

A artista produz um trabalho lindo de bordado com pedrarias, bijuterias e linhas coloridas. O universo mágico que ela cria através de suas obras é encantador. Seu portfólio tem roupas, almofadas, quadros, livros, tudo feito com um cuidado impecável bem característico do seu trabalho.

A artista tem grande habilidade em harmonizar texturas, luzes e cores complexas nas suas criações. Ela conta que passou a maior parte da infância em uma pequena vila cercada por campos de flores e jardins perfumados - essas memórias influenciam muito o seu trabalho. Nessa época, o tempo todo havia uma pessoa por perto que influenciou muito sua percepção do mundo - sua bisavó Pelageya, uma artesã habilidosa. Apesar da pobreza e da devastação do pós-guerra, ela conseguiu costurar roupas da moda para Anna, tricotadas com restos de fios de meias de lã multicoloridas e cozinhava soberbamente com os ingredientes mais simples. Anna admirava sua capacidade de criar algo muito valioso literalmente do nada. A bisavó Pelageya também conhecia um grande número de contos de fadas, parábolas, histórias bíblicas e os contava com grande prazer. É graças a ela que a crença em milagres, contos de fadas, magia e bondade se estabeleceram para sempre nas criações da artista.

Durante seis anos, Anna frequentou a Stroganov - Moscow State Art and Industry Academy. “Foi nessa época que aprendi ainda mais a encontrar a beleza nos momentos simples da vida. Me apaixonei pelo jogo de cores e de luz, aprendi a apreciar a combinação de texturas. Nesta escola conheci meu futuro marido, Andrey, e nunca nos separamos”, conta a artista.

Anos mais tarde, Anna se apaixonou pelo bordado moderno. Era como meditação, relaxamento e não distraía dos cuidados com o seu filho pequeno. “Também aqueceu minha alma o fato de que, mesmo com o mínimo conhecimento de tecnologia, eu conseguia produzir um trabalho lindo e comovente. No início, meus trabalhos eram admirados por familiares, depois por pessoas de fora. Foi quando ganhei de presente treinamento profissional em bordado moderno - um novo momento começava ali”, conta a artista.

A primeira obra vendida de Anna foi uma encomenda feita por estilistas da moda em Moscou. Era um bordado de crianças em uma manifestação com Greta Thunberg aplicada a um casaco. O produto foi vendido imediatamente. Em seguida, vieram encomendas estrangeiras, principalmente americanas. Em setembro de 2020, o trabalho da artista foi tema de um ensaio fotográfico na edição russa da revista Glamour - o que deu a ela mais projeção.

Anna investe no trabalho energeticamente, criativamente, financeiramente, compra os melhores materiais, não economiza tempo para criar novas ideias, se dedica de corpo e alma ao trabalho. Às vezes, num acesso de inspiração, pode inventar, desenhar e bordar em um ou dois dias um imenso painel. Por outro lado, um pequeno bordado pode levar uma eternidade para ficar pronto graças a mergulhos em abismos emocionais e autocrítica da artista.

Tudo na vida inspira Anna Koskova a criar mais obras a cada dia. E, segundo ela, as peças artesanais sempre terão um valor especial, pois trazem consigo o calor das mãos e a história do seu criador.

Mila Petryartistas2 Comments