Emilio Pucci

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Conhecido por suas estampas e cores vibrantes, o trabalho do designer Emilio Pucci trouxe um frescor renovador para a moda feminina com modelagens que fugiam da estrutura rígida da alta costura.

De origem florentina e com sangue russo herdado do seu pai, Pucci cresceu em Florença, em um palácio com retratos pintados por grandes nomes, como Botticelli, Donatello e Leonardo da Vinci. 

Apaixonado por esporte e por viagens, a carreira do designer começou quase por acaso, quando ainda fazia parte da aeronáutica italiana. Mesmo pertencendo ao mundo militar, Pucci redobrava a atenção com a aparência já revelando a sua paixão inata pela moda.

Criou sua marca a partir do forte desejo de dar liberdade às mulheres, principalmente em relação ao movimento, numa época em que as roupas impediam tal desenvoltura. Suas criações eram concebidas para acompanhar a mulher em seus contínuos deslocamentos, facilitando sua entrada no mundo do trabalho.

Enquanto a alta costura parisiense buscava uma perfeição formal, fazendo do corpo feminino uma imagem estática, Pucci buscava evidenciar a personalidade feminina, com criações mais leves e fluidas. Baniu de seus modelos corpetes, forros e enchimentos.

Uma de suas maiores fontes de inspiração foi a Ilha de Capri, em especial pela combinação dos tons azul, rosa, verde e amarelo que são vistas em diversos elementos do local e que se tornaram a síntese do Estilo Pucci. Suas estampas imprimiam exatamente essa exuberância e se tornaram a principal característica de sua marca: um conjunto de cores inovadoras, abstração, formas não figurativas e uma mistura entre linhas retas e curvas.

O artista chegou ao seu ápice em 1989 com a Puccimania, quando estilistas como Gianni Versace e Moschino mostraram coleções fortemente influenciadas pelos desenhos gráficos e multicoloridos de Pucci.

Em abril de 2000, foi formada uma aliança entre a família Pucci e a Moët Hennessy Louis Vuitton (LVMH), grupo francês que adquiriu 67% da empresa. Hoje, Laudomia Pucci, diretora de imagem da Emilio Pucci, dá continuidade ao legado de seu pai ao apresentar talentos criativos e parceiros à marca, oferecendo uma nova versão para o século 21.

O universo Pucci é distribuído mundialmente, com butiques e pop-ups baseadas em locais selecionados inspirados nas coleções do fundador - Nova York, Miami, Capri, Florença, Milão, Hong-Kong, Seul e outros - compostas por roupas, acessórios, tênis, óculos, estilo de vida e sem falar - desde 2017 - uma linha júnior exclusiva.

Mila PetryartistasComentário