Técnicas mistas, resultados incríveis

 
original.jpg

O 8º Festival de Estamparia chegou! Durante três dias, vamos mergulhar num mar de possibilidades para a criação de estampas. Desta vez, vamos falar sobre técnicas mistas, ou seja, como combinar diferentes materiais e chegar a criações únicas.

Cada técnica e cada material tem suas características e particularidades. Conhecer e aperfeiçoar diversas técnicas nos dá liberdade de criação, versatilidade e opções para escolher o melhor material para chegar ao efeito desejado, criando combinações inusitadas. O primeiro passo é conhecer as técnicas de criação, para depois criar misturas. Este blogpost fala sobre algumas técnicas e efeitos que amamos e que vão estar no 8º Festival. Olha só:

aquarela manchada

A tinta de aquarela é ativada a partir do contato com a água, fluindo, reagindo e interagindo muito bem com o líquido. Usando esse material, é legal brincar com diferentes quantidades de tinta e de água, criando diversos efeitos. Dependendo das combinações, também é possível criar uma infinidade de manchas, nuances, tudo muito fluido e leve. Vale lembrar que existem várias formas de aquarela: bisnaga, pastilha, líquida e lápis aquarelável. Cada designer escolhe o que mais gosta.

Uma artista que usa essa técnica lindamente é Agnes Cecile, italiana que cria pinturas em aquarela emocionalmente evocativas. Apesar de ter concluído algumas aulas de arte durante o ensino médio, Agnes é basicamente autodidata, desenvolveu um estilo particular de pintar com aquarela. Seus temas parecem emergir de manchas sutis e rapidamente voltam ao papel, como se vistos através de uma neblina espessa. Em seus traços, Agnes também captura uma certa sutileza de emoção. Um sentimento forte, mas contido, parece espreitar atrás dos muitos dos olhos retratados nas suas telas. Temos na nossa página de inspiração uma amostra linda do trabalho da Agnes.

giz pastel oleoso

Uma das características mais marcantes dessa técnica são os traços expressivos e a plasticidade. O giz pastel oleoso permite combinações e resultados interessantes, é possível fazer a sobreposição de cores, criando composições maravilhosas. Os pastéis oleosos também são versáteis, podendo ser usados tanto para desenho quanto para pintura. Eles são feitos de cera misturada com pigmentos de tintas a óleo. Fazer camada sobre camada de pastéis dá qualidade pictórica ao desenho.

Um pintor clássico do século 19 que fez obras lindas usando giz pastel oleoso foi o francês Toulouse Lautrec. Além de ser o artista que desenhou os lendários posters do Moulin Rouge, Lautrec foi um aristocrata festeiro que inventou um coquetel chamado Terremoto (meio absinto, meio conhaque). Suas pinturas, desenhos e, claro, seus famosos posters preservam o redemoinho de energia, a mistura de classes e os altos e baixos da vida urbana de Paris.

Pablo Picasso, em 1947, após anos sem conseguir giz pastel oleoso por causa da guerra, convenceu o fabricante francês Henri Sennelier a desenvolver uma versão do material para belas-artes. Em 1949, Sennelier produziu os primeiros pastéis oleosos destinados a profissionais e artistas, uma versão sofisticada, superior em viscosidade de cera, textura e qualidade do pigmento e capazes de produzir obras mais consistentes e atrativas. Picasso usou e abusou da novidade!

lápis de cor e canetinhas

Pensou que fosse coisa de criança? Não se engane… Se por um lado temos as manchas fluidas da aquarela e os traços expressivos e cheios de plasticidade do pastel oleoso, quando queremos traços, linhas e detalhes precisos, os lápis de cor e as canetinhas são uma mão na roda. Um artista contemporâneo que faz ilustrações incríveis com essas técnicas é o americano Don Colley. Olha só que maravilha!

 
 

A produção de lápis de cor para fins artísticos teve início no início do século XX. Os primeiros foram inventados e produzidos pela Faber-Castell e, em seguida, pela Caran d'Ache. Já as canetinhas foram inventadas no Japão em 1962 por Masao Miura e Yukio Horie, que dirigiam uma fábrica de materiais de arte. Há quem diga que elas tenham sido inspiradas nos pincéis de escrita usados no Oriente durante séculos.

Mário Freire é um artista pernambucano que trabalha com lápis de cor de forma bem interessante, representando com realismo texturas, volumes e luminosidade.

Esse é só um gostinho das técnicas e efeitos que podemos usar na criação de estampas. Deu vontade de experimentar? Todos os efeitos são lindos, como escolher?

 
 
Mila PetryfestivaisComentário