Helen Friel

CavetownHome_HelenFriel+12.png

Helen Friel, como ela mesma se autointitula, é uma engenheira do papel. A artista tem mais de dez anos de experiência em direção de arte e criação de peças em papel para clientes editoriais e publicitários. Além disso, ela desenha e ilustra livros interativos para crianças e adultos, incluindo o primeiro livro pop-up enviado ao espaço.

Seu trabalho autoral e único já fez parte de propagandas, livros, animações, obras de arte e até videoclipes - ela tem uma forma única de trabalhar e pensar ilustração. Exemplo disso foi a criação de um pop-up book especialmente produzido para o vídeo de lançamento da música “Home”, do artista Cavetown. O livro, todo feito à mão, levou meses para ficar pronto e utiliza milhares de mecanismos de papel interligados para criar imagens baseadas em contos de fadas clássicos e na própria letra da música - uma verdadeira obra de arte.

“Quando eu era pequena, adorava livros pop-up e, quando estava na universidade, a tendência do papel estava apenas começando. No meu primeiro ano na universidade, fiz um cartão pop-up como parte de um projeto de tipografia. Eu gostei do processo de prototipagem e realização do trabalho tanto quanto de projetá-lo, e comecei a usar papel em muitos dos meus projetos. Tem sido uma evolução natural para o trabalho que faço agora”, conta a designer. 

Muitas de suas peças são cenários em miniatura, criando mundos com camadas de cartão e papel. Helen já criou ilustrações para diversas publicações e marcas, da Vanity Fair à Fanta, além de projetar animações em stop motion usando papel para o Google. 

Helen também está atenta à causa feminina. Em 2016, ela fundou a sede londrina da instituição “Ladies, Wine & Design” com Emilie Chen - uma iniciativa iniciada por Jessica Walsh em Nova York. O objetivo foi reunir e incentivar as mulheres nas indústrias criativas e mudar a estatística entre o número de mulheres que se profissionalizam mas acabam ficando fora do mercado de trabalho. 

Mila PetryartistasComentário