Carla Barth

3_sombras.jpg

O objetivo das criações da artista gaúcha Carla Barth é tirar a atenção do lugar comum. 

Filha de artistas, Carla passou as tardes da sua infância e parte da adolescência no ateliê da família. Seu gosto pela arte nasceu ali.

Após se formar em Comunicação Social em 2005, estudou desenho, escultura e fez cursos livres de Arte Contemporânea. Carla atua profissionalmente no mercado desde 2008 como muralista, ilustradora, designer de estampas, além de ministrar oficinas de arte e criatividade no Brasil e exterior.

Os desenhos e objetos de Carla nos transportam para o mundo da justaposição surreal e realidades reorganizadas, onde exploram uma área que está sempre fora de ordem. Para as suas criações, a artista se inspira na natureza e nas diversas influências do folclore, mitologia, além das artes naive, clássica e oriental. Através das viagens que ela fez ou somente imaginou, Carla inventa e reinventa memórias, seres, lugares e mitos, estimulando o imaginário do espectador. As referências orientais, o estrangeiro e a atração pelo oculto também marcam o trabalho da artista.

O tipo de arte que faz é neo naif, segundo ela mesma. Não só as imagens têm uma ingenuidade, como são feitas de maneira instintiva, sem a necessidade de um estudo acadêmico formal. Com tinta acrílica ou nanquim, Carla pinta “gatos, cavalos, magos, gurus” e o que mais puder imaginar, com sua pegada pessoal; pop, mística, folclórica e moderna.

A artista já fez exposições individuais e integrou diversas exposições coletivas. Além do Brasil, Carla já participou de mostras em centros culturais e galerias nos EUA, Espanha, França, Itália, Taiwan e Colômbia. Suas obras também já foram divulgadas em revistas de diversos países. 

Carla Barth trabalha com ilustração e arte aplicada para marcas e já atendeu clientes como: Adidas, Toddy, Fórum, Melissa, Riachuelo, Absolut, Zapatilhas Puro (AR), Alcaçuz, Redley, MTV, AMP, Itaú Cinemas, Maiojama, Rossi, Claro, Element BR, Johnson & Johnson (Band-aid) e Santander Cultural.

Mila Petry1 Comment