100 anos de uma estrela nada discreta

183457502_764576420871872_5370110725026947129_n.jpg

"Uma roupa não fica completa sem um acessório de assinatura. Ou muitos, para mostrar sua individualidade. Os meus, são os óculos - quanto maiores e mais brilhantes, melhor”. Esse é um dos conceitos que há um século define Iris Apfel. Ícone do estilo, designer de moda e de interiores, Iris acaba de completar 100 anos esbanjando energia e glamour.

Em um mundo embriagado pela juventude eterna, Apfel traz um exemplo inspirador. "Eu não tenho nenhuma regra, porque eu as quebraria o tempo todo. Então seria uma perda de tempo." Essa foi sua receita para o sucesso desde o início.

Nasce uma estrela

Iris chegou ao mundo em 1921 na cidade de Nova York. Cresceu durante a Grande Depressão. Sua mãe a aconselhou a comprar um único vestido preto simples - assim ela sempre teria algo para vestir, pois poderia ser usado em contextos casuais ou mais elegantes. Tudo ia depender dos acessórios que fossem adicionados. A jovem Iris nunca esqueceu o conselho da sua mãe.

Aos 11 anos, descobriu um broche pelo qual se apaixonou numa loja no porão de Greenwich Village, bairro de Nova York. Custava US$ 0,65. Ela economizou cada centavo para finalmente comprá-lo. Foi a sua primeira experiência de compra e a primeira peça de uma das maiores coleções particulares de jóias dos Estados Unidos.

Um colar não é suficiente. Deve haver pelo menos cinco - e eles devem chamar a atenção. Uma única pulseira é pouco. Melhor 10 de cada vez, em cada braço. E óculos - lindos e enormes!

Um colar não é suficiente. Deve haver pelo menos cinco - e eles devem chamar a atenção. Uma única pulseira é pouco. Melhor 10 de cada vez, em cada braço. E óculos - lindos e enormes!

Personalidade e senso de humor

Até hoje, Apfel ainda busca o acessório certo em butiques de todas as faixas de preço, em mercados de pulgas e em lojas de segunda mão. Ela combina itens que ninguém mais pensaria em combinar, mistura alta costura com itens de brechó, assim como formas e padrões que supostamente não combinam. E quando os usa juntos, tudo acaba se harmonizando.

Só recentemente Iris começou a trabalhar como designer de moda. Por décadas, ela foi uma designer de interiores bem-sucedida, muito solicitada entre os ricos e famosos nos Estados Unidos.

Junto com seu falecido marido, Carl, com quem foi casada por 68 anos, Apfel viajou por todo o mundo em busca de inspiração. Ela trabalhou com vários tecelões e se especializou na reprodução de tecidos esquecidos dos séculos passados.

Jovens estilistas se aglomeram ao seu redor onde quer que ela apareça, seja na inauguração de uma galeria ou em um desfile de moda. Apfel apresenta suas próprias coleções com muito humor, mas também com meticulosidade. Ela costuma dar o toque final ao look em cada modelo antes de entrar na passarela.

A reputação de Apfel a levou até para a Casa Branca, onde trabalhou para nove presidentes dos Estados Unidos. Embora nunca tenha revelado muitos detalhes sobre como foi trabalhar com eles.

Depois que seu marido morreu em 2015, pouco antes de completar 101 anos, Apfel não se aposentou, e ainda lançou vários novos projetos. Entre outros, ela criou jóias para idosos com uma tecnologia integrada que verifica a saúde do usuário e emite alerta para uma ambulância em caso de emergência.

Iris já disse estar irritada com o fato de que as pessoas mais velhas tenham sido amplamente esquecidas pelos designers e tem repetidamente afirmado que nenhuma mulher mais velha pode se identificar com modelos de 15 anos. E então ela acabou assinando seu primeiro contrato de modelo aos 97 anos, a pedido do designer Tommy Hilfiger. 

A sétima arte também se rendeu a ela 

A vida de Apfel merecia virar filme e assim aconteceu: o documentário “Iris”, lançado em 2014, conta a sua trajetória e também mostra como a fashionista gosta de levar a vida. De maneira leve, e sem se levar a sério, Apfel mostra no filme que sabe aproveitar cada momento de sua história.

Aposentadoria? No way

Mesmo aos 100 anos, Apfel ainda não pensa em abandonar o trabalho. Ela continua atuando como designer de interiores e está fazendo a curadoria de uma coleção para a Lowe's, uma rede de varejo de reforma dos Estados Unidos que também completa um século em 2021. No momento, Iris acaba de lançar uma nova coleção de óculos, que, é claro, inclui óculos de leitura - com armações elegantes e arrojadas. 

Iris Apfel é a prova viva (e centenária)  de que estilo e elegância não têm idade.


Guest User